terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Características Gerais deste grupo - deliberadas em 23/12/2011


Este grupo nasceu da união de diversos movimentos espontâneos de defesa dos professores da rede pública em Goiás e municípios. A união e a definição do grupo foi selada definitivamente no dia 23/12/2011. 



CARACTERÍSTICAS GERAIS

1)      Nome: “Goianos pela Educação” (Nota: Devido à impossibilidade de alteração do nome do grupo já criado no facebook, está sendo debatido o caso de se manter o nome "Mobilização dos Professores de Goiás")


2)      Local: Estado de Goiás e municípios que o integram

3)   Identidade Visual: fica aprovado a logo do título do blog até que uma nova proposta seja apresentada e aprovada. 

4) Características

a) Apartidário: não se vincula a nenhum partido, não servirá para a promoção deste ou daquele partido, mas estará sempre aberto para congregar pessoas de diferentes perspectivas, filiações

b) Anti-eleitoreiro: se resguarda em não ser sujeito ou objeto de campanhas eleitorais a nível partidário ou em nível de ONGs e sindicatos.

c) Autônomo: não se vincula a nenhum sindicato ou ONG, mas não deixa de dialogar com os mesmos

d) Caso SINTEGO: o movimento é independente do SINTEGO, mas sempre que necessário buscará neste sindicato apoio financeiro, jurídico e diálogo para questões diversas.


5)      Carro-Chefe (o que o movimento busca prioritariamente)
Garantia do cumprimento do piso nacional em Goiás e municípios goianos sem a destruição do Plano de Carreira.

6)      Estruturação do grupo (como o movimento se organizará)


(1)   Redes sociais
Principal modo de articulação, ficando definido dois grupos no facebook:
i)      Grupo aberto à comunidade: deverá se chamar “Goianos pela Educação”e agregar qualquer um que se interesse em defender a causa do movimento
ii)    Grupo fechado aos professores e demais administradores: trata-se do espaço em que o grupo se organiza, debate divergências e entra em acordo para só posteriormente publicizar as decisões no grupo “Goianos pela Educação”. Houve a sugestão de que este grupo fechado fizesse uso do grupo já existente no facebook “Educadores de Goiás”


      (2) Comissões de Trabalho
      Principal modo de garantia da administração democrática do grupo. As comissões terão caráter rotativo, ou seja, sua composição será regularmente alterada. Principais comissões sugeridas:
i)        Comissão de Comunicação: responsável por administrar os grupos nas redes sociais, a rede de emails e o blog e ainda por estabelecer contato com meios de comunicação além da internet.
ii)      Comissão de Texto: responsável por fazer e estimular os outros a fazerem: pesquisas a respeito dos projetos educacionais (federal, estadual e municipal), textos com fala qualificada. Repassar para o grupo estes estudos e estes textos.
iii)    Comissão Jurídica: responsável pelo aporte jurídico ao grupo
iv)    Comissão de Negociação: responsável pelo diálogo do grupo com órgãos, organizações, instituições, etc.
v)      Comissão de Visitas: visitarão as escolas com o intuito de informar toda a comunidade escolar sobre as decisões do governo e criar em cada escola um grupo responsável por mobilizar a mesma.

(3) Reuniões Gerais
Principal modo de deliberações gerais. Devem ocorrer regularmente, respeitando-se os seguintes aspectos:
i)        Devem ser amplamente divulgadas no grupo da rede social com no mínimo 3 dias de antecedência
ii)      Deve ter uma pequena tolerância para o início
iii)    Deve ter a pauta e “mesa” decidida coletivamente
iv)    Deve tirar as definições por meio de votação


7)      Ação (como o movimento agirá)

a)      Ação jurídica: definida como uma das ações prioritárias. Trata-se do encaminhamento de uma Ação Civil Pública, juntamente com Mandado de Segurança, com apoio dos Advogados do Povo

b)      Mobilização: modo em que o grupo irá envolver a comunidade (alunos, professores, associações e demais interessados no assunto)
i)        Pulverização via redes sociais, blog, mala-direta de emails.
ii)      Pulverização via focos de contato nas escolas (criar comissões responsáveis por visitar as escolas e criar estes focos). Envolver também os alunos
iii)    Divulgação na mídia: através de textos, manifestos, etc.
iv)    Contatos com os movimentos autônomos dos professores em todo o Brasil

c)      Manifestação: denunciar e pressionar para exigir mudanças chamando a atenção da sociedade: passeatas, ocupações, acampamentos, panfletagem, faixas, protestos na mídia, ações jurídicas, greve, pressão sobre o governo. Não usaremos nariz de palhaço. As ações de manifestação devem ser decididas coletivamente através da criação de um “Calendário de Manifestações”.

Em breve o 'Calendário de Ações' do movimento. 

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