terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Depoimentos de indignação III

"Quando eu me lembro o quanto suamos pelas conquistas adquiridas; sofrendo retaliações, chacotas dos colegas que achavam que greve não adiantava; mal olhado daqueles que não acreditavam em mudanças e isso foi tudo para o ralo... Dá vontade de colocar todos esses bandidos em um foguete e mandá-los para o espaço!"

Lucí Meire Santana

"Com certeza, deputado José de Lima, os professores não ficarão ricos com salário que recebem, mas este é ganho trabalhando e estudando, com honestidade , suportando violência todos os dias das mais variadas formas , enquanto que o nobre deputado, com certeza ficará rico recebendo 14º ,15º e outros nas caladas da noite para votar um projeto como este do Piso. Não se envergonha de tais comentários? O senhor consegue dormir em paz depois disso? O senhor nunca precisou de professores? E seus filhos? Mas é claro que precisou, não é mesmo? Para ser eleito! Não sou professora, mas respeito aqueles que me fizeram ser quem eu sou hoje, uma profissional bem sucedida, e em quem confio a educação de meus filhos. Mesmo pobres, os professores merecem nosso respeito."

Mônica Lemos Gentili

"Muito me entristece acompanhar os últimos acontecimentos que envolvem os personagens da educação: protagonistas e coadjuvantes em um duelo sem precedentes. Espero realmente que este elenco composto por professores comprovadamente desunidos reconheça que são personagens principais desta novela que vem sendo escrita e reescrita de uma forma que já não sabemos ao certo qual seja o nosso verdadeiro papel: professor? Pais? Psicólogos? Policiais? Tudo isso e mais um pouco? Sim! Tudo isso e mais um pouco.

Será a educação formal uma instituição falida? Será o fim da profissão cuja missão é a mais bela da história da humanidade? Certa vez, ser professor era motivo de orgulho, hoje é motivo de sarcasmo.

É triste ver que não somos valorizados e não nos valorizamos também, pois sempre que temos voz não a usamos pelo fato de acreditarmos mais uma vez em falácias, ficando assim mais uma vez à mercê de politiqueiros que estão transformando nossa árdua missão em uma visão oportunista e desumana. Lamento por tudo isso. E pergunto: como é que esperam que professores entrem em sala de aula e preguem a cidadania, o amor, o respeito, a esperança?"

Terezinha Vitor de Lima (Cartas dos Leitores - Jornal O popular - 29/12/2011)

3 comentários:

  1. O depoimento de Mônica Lemos é baseado neste vídeo: http://www.portal730.com.br/blogs/jornalismo/altair-tavares/24838-qprofessor-nao-vai-ficar-ricoq-declara-deputado-goiano.html

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  2. O Senhor deputado José de Lima é digno de pena, pois percebe-se na sua fala um nível de ignorância tão grande que fica difícil qualquer argumentação. É possível imaginar que o contato que o mesmo teve ao longo da vida com professores foi mínimo, já que não sabe nem utilizar a língua portuguesa com competência...

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  3. Alguns Fatos a considerarmos:
    Primeiro - O mínimo a ser aplicado pelo estado em Educação é 25 por cento por ano da receita pública, porém até outubro de 2011 foi aplicado somente 23,81 por cento.
    Segundo - A Previsão do Segplan do Estado de Goiás é de que a receita de 2011 seja 10,8 por cento maior que a de 2010, ou seja, 1.095.000.000,00 (um bilhão e noventa e cinco milhões de reais)
    Terceiro - A inflação acumulada de 2011 foi de 6,5 por cento (IPCA-IBGE).
    Quarto - Art. 37, inciso X da Constituição Federal diz: A remuneração dos servidores públicos e o subsídio de que trata o parágrafo 4º do art. 39 somente poderão ser fixados ou alterados por lei específica, observada a iniciativa privativa em cada caso, ASSEGURADA REVISÃO GERAL ANUAL, sempre na mesma data e SEM DISTINÇÃO DE INDICES.
    Quinto - Conclusão: A alteração do Plano de Cargos e Salários é Inconstitucional pois há distinção de índices para uma mesma classe de servidores; Nem sequer a reposição inflacionária foi concedida; Falta de dinheiro não é. É questão de não tratar a educação como prioridade.
    Fonte: http://www.transparencia.goias.gov.br/index.php?idEditoria=3004

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